Metodologia

Com a missão de oferecer uma nova perspectiva do mercado publicitário do ponto de vista dos profissionais que representam as maiores agências do Brasil, o Instituto de Pesquisas Datafolha apresenta o resultado de uma pesquisa que revela o melhor mídia do ano, eleito por representantes das maiores empresas anunciantes do país.

Diferente de outras premiações que também elegem os melhores do setor – quando as agências concorrem inscrevendo seus trabalhos -, o Datafolha traz o embasamento de quem entende a fundo do segmento.

"A cada edição do Prêmio Folha UOL de Mídia percebemos uma valorização crescente da importância atribuída à iniciativa pelo mercado. Isto se deve à decisão tomada por Folha, UOL e Datafolha de ouvir a opinião de quem mais entende do assunto: os profissionais de mídia. Consultados pelo Datafolha através de método representativo das 50 maiores agências, eles apontam de forma espontânea os melhores planejamentos de mídia do ano. Numa segunda etapa são ouvidos os anunciantes que definem os vencedores entre os finalistas apontados pelos mídias. É essa metodologia inovadora, aliada ao prestígio de Folha, UOL e Datafolha que produz o mais legítimo reconhecimento profissional aos vencedores, eleitos por colegas concorrentes e legitimados pelos clientes”, explica Mauro Francisco Paulino, diretor-geral do Datafolha. 

O prêmio é resultado da seleção de duas esferas que representa o setor. As campanhas mais citadas pelos profissionais de mídia são apresentadas a quem decide: o anunciante. Dessa forma, a premiação revela o que os clientes entendem e esperam de um trabalho inovador, criativo e eficiente na mídia.             

Metodologia

A pesquisa se divide em duas etapas. Na primeira, os profissionais de mídia das Top 50 agências de publicidade foram convidados a apontar espontaneamente as marcas que tiveram o melhor mix de mídia do ano, excluindo as campanhas da sua agência. A pesquisa foi quantitativa, com abordagem telefônica aos entrevistados, mediante aplicação de questionário estruturado. Em média foram realizadas 200 entrevistas.

Com base nessas respostas, o Datafolha chegou às quatro campanhas mais citadas pelos profissionais de Mídia.

Elas serviram de referência para estimular a resposta dos profissionais das áreas de mídia e marketing das 300 maiores empresas anunciantes segundo o ranking Inter-Meios/2013 publicado no jornal Meio e Mensagem.

Os entrevistados responderam a um questionário online, com ficha técnica de cada campanha e com vídeos e imagens do mix de mídia. Além disso, atribuíram uma nota de 0 a 10 a cada uma das campanhas. As entrevistas foram realizadas durante o mês de maio de 2015. 

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